Cirurgia do Ombro

A bursa é uma bolsa cheia de líquido que esta presente em várias partes do corpo em pontos onde existe atrito entre o osso e outros tecidos mais moles. Existem bursas em vários locais do corpo desde o cotovelo, joelho, ombro, tornozelo, entre tantos. O cotovelo existe uma parte óssea da ulna (osso do antebraço) que é chamada olecrano, quando a bursa que cobre o olecrano inflama, chamamos de bursite olecraniana.

A bursa é uma bolsa fina e não aparece na superfície da pele, no entanto quando inflamada, apresenta um aumento de volume na ponta do cotovelo. A inflamação dessa bursa pode ocorrer por várias causas como trauma, pressão prolongada na parte de trás do cotovelo, infecção e algumas doenças inflamatórias como por exemplo a gota. 

Diagnóstico 

O diagnóstico é feito pela história clínica e exame físico, sendo raro a necessidade de exames de imagem complementares. Radiografias podem ser usadas na suspeita de corpo estranho ou calcificações. O Ultrassom normalmente indica a presença de coleção líquida na Bursa. O exame de sangue também pode ser necessário quando existe dúvida se o paciente possui apenas uma inflamação ou infecção.

Tratamento

Na maioria dos casos o tratamento é conservador, mudança de hábitos, repouso do cotovelo, gelo local, medicação anti-inflamatória e analgésica. 

Complicação

Principal complicação é a infecção da Bursa inflamada, normalmente nota-se inchaço, dor e calor local. Se houver suspeita, pode realizar uma punção com avaliação do líquido, e se comprovado a necessidade do uso de antibióticos. A cirurgia é reservada apenas para os casos sem resposta ao tratamento  conservador ou casos graves de infecção.

ARTIGO ANTERIOR

PRÓXIMO ARTIGO

Deixe um comentário