Cirurgia da Mão

Cirurgião da Mão

Existem muitos tipos diferentes de cirurgias que podem ser executadas na mão, dependendo da causa subjacente do problema. A seguir, uma breve visão geral de alguns dos tipos de cirurgia que podem ser realizados:

Ferimentos na ponta dos dedos e amputações

As lesões na ponta dos dedos podem ocorrer em acidentes domésticos, no trabalho ou no lazer. Uma lesão pode envolver um corte agudo, uma lesão por esmagamento, uma lesão por ruptura ou uma combinação desses tipos de lesão. Uma amputação pode resultar de bater o dedo na porta de um carro ou pegar seu anel em um gancho ou prego.

Uma lesão ou amputação pode danificar qualquer parte da ponta do dedo, incluindo:

-Pele e tecidos moles;

-Ombro da ponta dos dedos (falange distal);

-Prego e leito ungueal subjacente;

As pontas dos dedos mais longos tendem a ser mais prejudicadas porque são as mais propensas ao perigo.

Suas pontas dos dedos são ricas em nervos e extremamente sensíveis. Sem um tratamento rápido e adequado, uma lesão na ponta do dedo pode causar problemas na função da mão e pode até resultar em deformidade permanente ou incapacidade. Para garantir o melhor resultado, é importante que seu médico examine seu dedo ou polegar após uma lesão.

Se você feriu seu dedo, faça o seguinte quando estiver se preparando para consultar o seu médico:

-Limpe a lesão, se possível, e cubra-a com um curativo estéril levemente compressivo para minimizar o sangramento e proteger o dedo lesionado.

-Eleve a mão ferida para minimizar o inchaço.

-Imobilize a mão e punho afetados com uma tala curta.

Se a ponta do dedo estiver completamente cortada, faça o seguinte:

-Limpe com cuidado a parte amputada com água ou, se possível, com solução salina estéril.

-Cubra-o em um envoltório de gaze umedecido.

-Coloque-o em uma bolsa estanque.

-Coloque o saco no gelo em um recipiente fechado ou outro saco estanque (não permita que a peça amputada esteja em contato direto com o gelo. Você poderia danificá-lo ainda mais).

Leve a parte amputada para a sala de emergência e mantenha o controle até que o médico possa avaliar você.

Reparo do tendão

​Os tendões são as fibras que ligam o músculo ao osso. Reparação de tendões continua a ser um desafio cirúrgico por causa da estrutura do tendão. Lesões nos tendões podem ocorrer devido a infecção, trauma ou ruptura espontânea. O reparo de um tendão pode ser classificado como primário, primário tardio ou secundário. O reparo primário de uma lesão aguda geralmente é concluído em até 24 horas após a lesão. A reparação primária tardia é geralmente realizada alguns dias após a lesão, mas ainda há uma abertura na pele da ferida. Reparos secundários podem ocorrer de duas a cinco semanas ou mais após a lesão. Os reparos primários geralmente envolvem a correção cirúrgica direta da lesão, enquanto os reparos secundários podem incluir enxertos de tendão (inserindo tendões de outras áreas do corpo no lugar do tendão danificado) ou outros procedimentos mais complexos.

Reparos nervosos

​Existem três nervos principais que inervam a mão, incluindo o nervo ulnar, o nervo mediano e o nervo radial. Danos a esses nervos causados ​​por lesões podem resultar em menor capacidade de mover a mão e sentir o sentimento. Algumas lesões nervosas podem curar sozinhas, enquanto outras requerem cirurgia. No geral, cerca de três a seis semanas após a lesão é o melhor momento para reparos nervosos associados a outras lesões mais complicadas. Cirurgia para investigar um nervo danificado que não é complicado por outras lesões geralmente é realizada logo após o trauma, para aumentar a probabilidade de uma recuperação completa. Se for cortado, o nervo pode ser reparado, reconectando-o diretamente à outra extremidade do nervo, ou usando um enxerto de nervo (inserindo nervos de outras áreas do corpo no lugar do nervo danificado) para reparar a seção danificada.

​Drenagem e /ou desbridamento cirúrgico

​Nossas mãos estão constantemente em risco de lesão e infecção. Infecções da mão são uma razão comum que as pessoas buscam tratamento. O tratamento para infecções na mão pode incluir repouso, uso de calor, elevação, antibióticos e cirurgia. A drenagem cirúrgica pode ser usada se houver um abscesso na mão para ajudar a remover a coleção de pus. O desbridamento, ou a limpeza de uma ferida para prevenir novas infecções e ajudar a promover a cicatrização, pode ser usado se a infecção ou ferida for grave.

Substituição de articulações

​Este tipo de cirurgia, também chamada de artroplastia, pode ser usada em pessoas com artrite grave da mão. Isso envolve a substituição de uma articulação que foi destruída pelo processo da doença com uma articulação artificial. Esta articulação artificial pode ser feita de metal, plástico, borracha de silicone ou tecido do próprio corpo do paciente (como um tendão).

Recuperação pós-cirúrgica

​Recuperação após cirurgia da mão depende muito do tipo de cirurgia que foi realizada e da causa subjacente da condição da mão. Às vezes, cirurgias repetidas são necessárias. A mão é uma parte intrincada de nossas vidas e é muito sensível.

Dor leve a intensa pode ser esperada após muitos tipos de cirurgias de mão. Medicamentos para a dor podem ser administrados para ajudar a aliviar o desconforto.

Alguns dos outros possíveis resultados que você pode esperar depois da cirurgia da mão:

-Sua mão pode ser imobilizada em uma bandagem ou tala após a cirurgia. Seu médico decidirá o período de tempo da imobilização. Depois de algumas cirurgias, a mão pode ficar imobilizada durante meses à noite para melhorar a recuperação.

-Pode haver algumas restrições impostas às atividades e ao trabalho após a cirurgia. Isso também será determinado pelo seu médico, com base em uma base individual.

-A reabilitação pode ser recomendada para aumentar a força e a função da mão. A reabilitação pode incluir fisioterapia e/ou terapia ocupacional. Um especialista treinado estará envolvido nos seus cuidados para otimizar a recuperação da mão.

Para terapia pode ser incluído:

-Exercícios para a mão;

-Terapia de calor;

-Massagem terapêutica;

-Splinting;

-Tração;

-Ataduras para ajudar a controlar o inchaço;

-Estimulação nervosa.

Em muitos casos, a cirurgia é apenas o começo da recuperação. A reabilitação intensiva pode ser necessária para recuperar o funcionamento ideal da mão. É importante seguir todas as instruções dadas a você após a cirurgia pelo seu médico e quaisquer outros especialistas que estejam envolvidos no seu tratamento.

Riscos da cirurgia da mão

Riscos à cirurgia dependem muito do tipo de cirurgia que está sendo realizada e podem incluir, mas não estão limitados a:

-Infecção;

-Cura Incompleta;

-Perda de sentimento ou movimento da mão ou dos dedos;

-Coágulos de sangue podem formar.

ARTIGO ANTERIOR

Deixe um comentário