Normalmente são lesões graves, como: Fratura do Fêmur Distal, Tíbia Proximal (Platô Tibial), Patela (Rótula), decorrentes de acidentes de carro, atropelamentos, dentre outros. Essas lesões podem comprometer a capacidade locomotora dos pacientes, se não forem bem tratadas. Por isso o Instituto de Fraturas se qualifica no tratamento dessas lesões.
Os meniscos são estruturas responsáveis pela absorção de impacto, estabilização e melhora da anatomia (encaixe) do joelho. Temos 2 meniscos em cada joelho, medial (interno) e lateral (externo). Os meniscos são formados por fibrocartilagem e possuem irrigação sanguínea variável, sendo seu 1/3 mais externo (periférico) o mais vascularizado. Os meniscos …
(Joelho de Saltador) O tendão patelar é a parte do mecanismo extensor do joelho que conecta a patela a tíbia (tuberosidade da tíbia). Esse tendão pode sofrer lesão por traumatismos de repetição em atividades esportivas que envolvem salto e aterrizagem, como basquete, vôlei, handebol, entre outros. Essa patologia é chamada …
Na década de 60, o cirurgião-ortopedista Sir John Charnley, trabalhando ao lado de engenheiros na Inglaterra, desenvolveu a moderna artroplastia total do quadril. Tal operação teve resultados bons resultados, e outros cirurgiões passaram a realizar a artroplastia também no joelho. O sucesso desse procedimento desencadeou uma série de pesquisas científicas …