Fraturas Ortopédicas

A fratura de clavícula é muito comum e ocorre em pessoas de todas as idades. São mais frequentemente causadas por queda sobre o ombro, podendo ocorrer também após queda com a mão espalmada, golpe direto, etc.

A fratura da clavícula pode ser bastante dolorosa e prejudicar a movimentação do ombro e braço. Outros sinais e sintomas de uma fratura podem incluir: deformidade do ombro, incapacidade de levantar o braço, edema (inchaço), etc. 

A maior parte das fraturas da clavícula pode ser tratada com a utilização de uma tipoia enquanto o osso consolida (cicatriza). Em algumas fraturas é necessário o tratamento cirúrgico, principalmente quando a fratura possui múltiplos fragmentos ou apresentam grandes desvios.

A cirurgia consiste em posicionar adequadamente o osso e fixa-los com placa e parafusos, normalmente permitindo mobilização precoce da articulação acometida. 

Após o tratamento da fratura (cirúrgico ou não cirúrgico) será necessário a realização de fisioterapia. Seu compromisso com a fisioterapia e com escolhas saudáveis pode fazer grande diferença na recuperação. 

ARTIGO ANTERIOR

PRÓXIMO ARTIGO

Deixe um comentário